filamento

Filamento Luz e Arquitetura | Marta Felizardo

07.05.2012

D.O.C

Champanharia e Risoteria

>Links:
D.O.C

Conhecem a D.O.C Champanharia e Risoteria?

Pois desde 2004, quando abriu a casa, a chefe Fernanda Kaastrup Moreira trabalha pra oferecer a seus clientes delicias italianas, acompanhadas de espumantes e vinhos escolhidos a dedo.

Conhecida também pelo bom gosto do seu espaço e pela sua luz, sempre suave e aconchegante, a D.O.C está desde março de casa nova. Projetado pela arquiteta Ana Claudia Vettoretti, a gente quase que se sente em casa nesse lugar mais do que especial. A decoração ficou por conta da Andrea Venzon (com ajuda da Fernanda, que adora garimpar e colecionar objetos!) e a luz foi desenhada pela Filamento.

Cada espaço foi pensado com cuidado, sempre amarrando arquitetura, iluminação e decoração. O resultado é um ambiente harmônico que, parece, sempre esteve ali. Mais um projeto a muitas mãos, feito com a máxima dedicação por todos os envolvidos!

D.O.C Champanharia e Risoteria: Rua João Abott, 715 / Bairro Petrópolis.

Visite o site da D.O.C para informações e reservas.




23.04.2012

Casa Lutzenberger

Arquitetura, Luz e Ecologia

>Links:
Empresa Vida

Dentro de pouco tempo a empresa VIDA, fundada nos anos 80 pelo ecologista José Antonio Lutzenberger e atualmente com sede administrativa em Guaíba/RS, vai estar de casa nova.

A Casa Lutzenberger, projetada nos anos 30 pelo arquiteto Josef Lutzenberguer, pai do ecologista e autor de importantes obras de Porto Alegre, como a Igreja São José, o prédio do Pão-do-Pobres e o Palácio do Comércio, está passando por um minucioso trabalho de restauração, coordenado pelo arquiteto Flavio Kiefer. Com a recuperação da casa, a intenção de Kiefer é preservar a memória do arquiteto e de seu filho, ao mesmo tempo que oferecer à VIDA um espaço de trabalho contemporâneo e focado no bom desenvolvimento de suas atividades.

Encarregada do projeto de iluminação, a Filamento buscou desenvolver um conceito que, aliado às premissas de Kiefer, visasse também a redução do consumo energético a partir de uma visão ecológica, sem abrir mão de uma luz de qualidade, formal e funcionalmente.

Está sendo um presente poder participar de tanta história!




23.04.2012

Arthur Bispo do Rosário

A Poesia do Fio

>Links:
Wikipedia: Bispo do Rosário

“Quantas pessoas cabem dentro de uma só?”

Esta, entre tantas outras, poderia ser a pergunta que nos fazemos ao sairmos, leves e sacudidos, da exposição “Arthur Bispo do Rosário - A Poesia do Fio”, que entra hoje em sua última semana de exibição no Santander Cultural, em Porto Alegre.

Com seu detalhismo e simplicidade, com sua loucura e sanidade, com sua sede por “catalogar” o mundo, Bispo nos sugere que há muito mais por ai para ser visto e registrado. E mais: nos dá a dimensão do que, talvez, possamos um dia ser e desejar.

Foi uma honra indescritível ter feito parte da criação e montagem dessa exposição e ter podido, junto com o curador Wilson Lázaro, pensar a luz em que essa obra seria apresentada. Uma luz que funcionasse como um fio condutor, conectando obra e espaço e conferindo aos dois uma dimensão única. Uma luz que criasse um pano de fundo leve e diáfano para que uma história pudesse ser contada e tecida.



02.06.2011

Agora / Ágora

Criação e Transgressão em Rede

> Links:
Agora/Ágora na Internet

“Apropriando-se” do espaço do Santander Cultural, em Porto Alegre, a mostra Agora - Simultâneo Instantâneo está aberta à visitação desde o final de maio.

Parte do projeto Agora/Ágora - Criação e Transgressão em Rede, que acontece simultaneamente na internet e no Santander Cultural, o projeto tem curadoria de Angélica de Morais e reúne trabalhos de 14 artistas que abordam, de diferentes formas, a temática do tempo e as mudanças em nossa forma de percebe-lo. Pintura, escultura, vídeo, fotografia. Diversos formatos e linguagens convivem num único espaço expositivo, interpolando-se visual e conceitualmente.

Desenvolvido pela Filamento, o conceito de iluminação do projeto assume este caráter de interferência tendo o desafio de, dentro dele, criar a luz ideal para que cada obra seja apresentada em toda sua força, sem sumir ou sobressair-se no conjunto do espaço.

Mais um projeto especial feito a inúmeras mãos, do qual a Filamento teve a honra de participar. Vale muito à pena conferir!



31.05.2011

CASA M

8a. Bienal do Mercosul

>Links:
Bienal do Mercosul

No último dia 24 de maio a Casa M abriu suas portas à comunidade de Porto Alegre. Concebida como espaço de encontro, debate, estudo, apresentações artísticas, troca e experimentação, nas palavras da própria curadoria do espaço, ela integra as atividades da 8a. Bienal do Mercosul.

Localizada em um antigo casarão na rua Fernando Machado, centro histórico da cidade, a casa é composta por diversos espaços multifuncionais, entre salas de encontro, leitura, escritórios, ateliê, cinema e pátio de convivência. Intervenções de artistas, algumas permanentes, outras variando a cada mês, permeiam o espaço e, junto às atividades que a casa oferece, dão gás à cena artística local.

O lugar é fruto de um minucioso trabalho de uma equipe que atuou em diversas frentes para concebe-lo, intelectual e fisicamente. A Filamento teve a honra de participar deste processo desenvolvendo o conceito de iluminação do espaço e gerenciando sua execução. Foi uma experiência deliciosa e, dizem, ficou bonito.

A Casa M fica aberta até o final de 2011. Maiores informações sobre as atividades e eventos podem ser encontradas no site da Bienal ou direto no local. Nao dá para perder!



28.02.2011

PLDC

Professional Lighting Design Convetion

> Links:
PLDC Homepage

Entre 19 e 22 de outubro de 2011 acontece em Madrid, na Espanha, a terceira edição da PLDC, Professional Lighting Design Convetion.

O evento, dividido em quarto módulos temáticos, oferece uma variada gama de discussão acerca da profissão do lighting designer, sua importância e função no mundo atual, em um momento em que temas como qualidade, criatividade, responsabilidade social e ambiental são cada vez mais discutidos e exigidos do profissional da iluminação.

Alem de ser um local importante de trocas de informação e conhecimento é uma oportunidade única de fazer e rever amigos e parceiros do (pequeno) universo do lighting design.