filamento

Filamento Luz e Arquitetura | Marta Felizardo

Luz e
Percepção

A luz é um elemento tão constante que poucas vezes nos damos conta de sua presença. No seu jogo, revela imagens e espaços, oferecendo-nos significados que utilizamos para interpretar e interagir com o mundo ao nosso redor.

Na arquitetura e no design sua função não é menos importante: o conhecimento da luz enquanto matéria, suas aplicações e comportamento em relação aos diferentes materiais e texturas é chave para a criação de espaços que traduzam seu conceito de forma mais completa.

Quando nos referimos à luz como reveladora da matéria ou quando pensamos nela como elemento de uma composição, somos diretamente levados a refletir sobre as qualidades da luz natural. Entender o funcionamento da luz do dia, seus diferentes matizes e intensidades e a forma como interage com os diferentes materiais e cores é fundamental para a boa aplicação da luz artificial de forma a melhor traduzir as qualidades e funções de determinado espaço ou objeto.

Da mesma maneira, conhecer as diferentes fontes de luz artificial hoje ao nosso alcance e a capacidade destas em reproduzir determinadas qualidades da luz natural é uma das chaves para a criação de espaços harmônicos, que possibilitem o bom desenvolvimento das atividades a que se propõem.

Essas são as características do nosso trabalho como lighting designers: formação em Arquitetura, interesse pelo espaço visto como forma e função, e conhecimento técnico em iluminação, aplicados de forma conjunta a fim de traduzir e revelar com a luz o potencial poético e funcional de cada espaço.